Caracterização de uma população infectada com o Vírus da Hepatite C
Resumo
Estima-se que, mundialmente, o vírus da Hepatite C infecta cronicamente 130-170 milhões de pessoas. Em Portugal não se sabe ao certo o número de infectados.
O estudo, que realizámos retrospectivamente e que reuniu dados até 2010, envolveu 121 doentes aleatoriamente escolhidos.
Foi possível avaliar diferentes variáveis que nos permitiram ter uma visão mais aberta sobre esta doença e esta população. A média de idades nesta população foi de 36,4 anos, o estatuto sócio-económico baixo, 48% abandonaram a consulta de especialidade, 70% eram utilizadores de drogas e.v.. Os genótipos 1 e 3 foram os mais prevalentes assim como os subtipos 1b e 3a, 16,9% estavam co-infectados com o VIH1, e em 4,8% foi detectado AgHBs e em 48,2% Ac anti-HBc. Foram tratados 37%, e destes em 49% houve falência terapêutica. Nos últimos anos houve um aumento de prevalência dos doentes infectados com o genótipo 3. A fibrose hepática aumentou ao longo do tempo de evolução da doença e de forma mais rápida nos infectados com o genótipo 3. A TGP/ALT parece ser uma ferramenta a utilizar no diagnóstico precoce e na monitorização dos doentes. A média de idade dos doentes falecidos foi de 51 anos.
Texto Completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.